quarta-feira, 15 de abril de 2009

Sal e Açúcar X Saúde

Açúcar e Sal

Amigos ou Inimigos?


Açúcar
O açúcar se destina principalmente, a adoçar bebidas e alimentos, sendo obtido por meio de mel cristalizado de açúcar, extraído da cana de açúcar, beterraba, e em menor proporção de outros vegetais.
O açúcar extraído da cana é conhecido, desde tempos muito remotos, entretanto só foi introduzido na Europa por volta do século X, por intermédio dos Árabes. Inicialmente o cultivo da cana e a produção de açúcar restringiu-se a bacia do Mediterrâneo, e somente mais tarde, foi introduzido na América.
O açúcar é uma fonte de energia, e muito importante para uma alimentação balanceada, mas deve ser bem dosado e utilizada sem excessos, atrelada a atividades físicas regulares e hábitos de vida saudáveis, pode fazer parte de uma vida saudável, ajudando a tornar nossas refeições mais saborosas.

De onde vem o açúcar


Sal
O sal de cozinha ou sal comum é formado principalmente por cloreto de sódio, e era até bem pouco tempo atrás, um importante conservante alimentar, e em séculos passados, sua importancia era ainda muito maior. A tal ponto que foi até mesmo usado como forma de pagamento no período romano, sendo esta a origem da palavra “salário”. Por este motivo a exploração de sal chegaram a ter valor estratégico, inclusive tendo sido criadas vilas fortificadas para defender as regiões produtoras do mesmo.

Vários estudos já mostraram que o cloreto de sódio, o nome técnico do sal de cozinha, é muito importante para manutenção do metabolismo e equilíbrio para nosso sistema de defesa.

Seu uso é muito variado, pois, além de servir como tempero nas preparações de alimentos, o sal pode ser utilizado na produção de cloro, soda cáustica, vidro, alumínio, borracha, plásticos celulose e muito outros produtos da indústria química, de alimentos, entre outras.

O sal é essencial para a sobrevivência de todos os seres vivos, incluindo os seres humanos. Ele está envolvido na regulação da quantidade de água do organismo. O aumento excessivo de sal causa risco de problemas de saúde como pressão alta.

De onde vem o sal?

Nenhum comentário: